26.10.09


Como Salvar Meu Casamento é uma telenovela brasileira produzida pela Rede Tupi e exibida de junho de 1979 a fevereiro de 1980. Escrita por Edy Lima, Ney Marcondes e Carlos Lombardi e dirigida por Atílio Riccó.
Há 23 anos, Dorinha e Pedro vivem uma típica vida de casal classe média. Aparentemente felizes, têm a vida mudada de uma hora para outra quando Pedro conhece Branca, uma mulher mais jovem e muito bonita. Disposta a lutar, Dorinha parte em busca de soluções para salvar seu casamento.
Elenco
Nicette Bruno - Dorinha
Adriano Reys - Pedro
Paulo Guarnieri - Ricardo
Flávio Guarnieri - Celso
Wanda Stefânia - Paula
Elaine Cristina - Branca
Beth Goulart - Sílvia
Ariclê Perez - Valquíria
Hélio Souto - Mário
Kito Junqueira - Melão
Leonor Lambertini - Arminda
Cléo Ventura - Laura
Rildo Gonçalves - Leandro
Raul Gil - como ele mesmo
Como a novela alcançou a liderança na Grande São Paulo, o tempo de duração dos capítulos da novela aumentou.
Eva Wilma fez participação especial em três capítulos.
Esta foi a última novela da emissora faltavam apenas vinte capítulos para o fim da novela quando a Tupi devido a crise interna greves e reclamações por salários atrasados resolveu tirar a trama do ar, para tapar o buraco na grade de programação (e sem condições de estrear uma atração inédita), a TV Tupi iniciou a reprise da novela A viagem.

1.10.09


~

ALMOÇO COM AS ESTRELAS - TV TUPI - Sábado 12h.



Quem tem mais de trinta anos lembra muito bem da foto daquele senhor simpático que organizava na revista Amiga, o concurso dos melhores cantores da música popular. O blog presta homenagem a este, que ao lado de Chacrinha, Sílvio Santos e tantos outros nomes importantes da televisão brasileira, fez sua história brilhantemente. Aérton apresentava aos sábados na TV Tupi do Rio, dentro do programa A.P. Show, o quadro Almoço com as estrelas. Personalidade muito querida pela classe artística, Aérton foi grande incentivador dos cantores populares e do teatro brasileiro. No seu programa, marcavam presenças gente importante como Fernanda Montenegro, Fábio Jr. Sidney Magal e o rei da mídia brasileira Assis Chateaubriand. Aérton foi criador do troféu "O Velho Capitão", busto de bronze representando a figura de Assis Chateaubriand. O troféu foi entregue para mais de 300 personalidades dentre os quais as cantoras Maysa, Elis Regina e Elizeth Cardoso e o próprio Chateaubriand, que foi pessoalmente receber o prêmio no programa, três meses antes de morrer. Homem do rádio e da televisão, Aérton foi incansável na promoção da arte, principalmente música e teatro. Seu programa Almoço com as estrela ficou no ar pela TV Tupi, de 1956 até o fechamento da emissora em 1980. Seu filho Jorge Perlingeiro dirigia os programas e cuidava das produções dos eventos que promovia. Hoje Aérton é falecido e o filho apresenta um programa na mesma linha que o imortalizou , recebendo artistas para divulgarem seus trabalhos.




No horário entre 6h e 0h, a briga pelo segundo lugar no ibope recomeçou em setembro. No súltimso 30 dias Record e SBT voltaram a se aproximar na média de audiência nessa faixa horária, resultando em empate técnico.

Em agosto, a Record estava quase 1,5 ponto à frente do SBT (7,4 x 5,5), mas em setembro a situação mudou. A Record perdeu quase 1 ponto enquanto que o SBT oscilou positivamente em mais 0,3 ponto. O resultado: Record 6,4 x 5,8. Isso representa empate técnico, pois arredonda-se: 6 x 6.

É a primeira vez nos últimos dois anos que o SBT obtém tal resultado. A faixa entre 6h e 0h é aquela que abriga quase que a totalidade da receita publicitária das TV's. É possível que essa oscilação negativa da Record em setembro tenha relação com o fim de "A Fazenda". Em setembro a emissora não teve os "picos" de ibope registrados em horário nobre nos dois meses anteriores, graças ao reality show.


O Profeta foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Tupi e exibida de 24 de outubro de 1977 a 29 de abril de 1978 às 20h. Escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Antonino Seabra.
Enredo
Na história, Daniel era um paranormal que via o passado e previa o futuro. Quando era criança, teve a visão de que o cunhado, João Henrique, traía sua irmã, Ester, com uma moça loura. Ester acabou se separando do marido. A moça loura era na verdade um espírito que acompanhava João Henrique. Este fato despertou o ódio de João Henrique por Daniel. Quando adulto, sua paranormalidade aumentou e ele passou a usá-la em benefício próprio, em vez de ajudar as pessoas.

Daniel abriu um consultório e se apresentou em vários programas na televisão. Ficou rico, importante e frio. Sua paranormalidade era explicada através da psiquiatria, pelo doutor Michel, por uma mãe-de-santo, Zulmira, pelo espiritismo kardecista, através de seu pai, Francisco, e pelo catolicismo, pelo tio padre Olavo.

Daniel era tão obcecado pelo poder que não percebeu a traição de João Henrique, que, para se vingar de sua separação, tornou-se seu amigo e o denunciou à policia.

Ao mesmo tempo, envolveu-se com Sônia, noiva de Murilo, seu melhor amigo. Ele previu a morte do rapaz, mas foi acusado de tê-la provocado para ficar com Sônia. Envolveu-se também com a fútil Ruth, que só queria um marido rico. E não percebeu a paixão de Carola, uma moça feia, desengonçada e problemática. Ao final, Daniel foi preso, atormentado com seus poderes, e desejando ser um homem simples como todo mundo ao lado de Carola.
Elenco
Carlos Augusto Strazzer - Daniel
Débora Duarte - Carola
Elaine Cristina - Sônia
Glauce Graieb - Ruth
Rolando Boldrin - João Henrique
Cláudio Corrêa e Castro - Clóvis
Márcia de Windsor - Maria Luísa
Ana Rosa - Ester
Abrahão Farc - Piragibe
Aldo César - Francisco
Carminha Brandão - Celina
Irene Ravache - Teresa
John Herbert - Heitor
Roberto Maya - Dr. Michel
Luiz Carlos de Moraes - Padre Olavo
Walter Prado - Murilo
Yolanda Cardoso - Zulmira
Jacques Lagôa - Paulito
Rildo Gonçalves - Jarbas Figueroa
Eudóxia Acuña - Maria
Léa Camargo - Joana
Régis Monteiro - Tony
Suzy Camacho - Mariúcha
Ana Luiza Lancaster - Analu
João Acaiabe - Pai Romão
David José - Armando
Marta Volpiani - Gigi
Wilma de Aguiar - Aparecida
Assunta Mantelli - Isaura
Janice Barreto - Sueli
Rosamaria Seabra - Marion
Marcos Granado - Gerente
Paulo Figueiredo - Eduardo
Paulo Goulart - Coronel
Sílvio Rocha
Walter Forster
Zanone Ferrite
Sílvio Francisco
Curiosidades:
A principal música da trilha sonora, "Quem dá mais ?", era cantada por Antônio Marcos, mas não era o tema da abertura.
A trama foi mais uma mostra do potencial de Ivani Ribeiro ao desenvolver suas novelas. Dois anos antes, ela tinha escrito A viagem, a primeira telenovela a tratar do espiritismo, para a mesma emissora, e então, voltava ao tema.
O ator Carlos Augusto Strazzer ganhou, por esse trabalho, o Troféu APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte, de melhor ator de 1977.
O Profeta se beneficiou do insucesso da novela das oito da Rede Globo à época, Espelho Mágico, e chegou a superar a audiência da novela seguinte da Globo, O Astro, fato bastante explorado pela imprensa da época.
A imprensa chegou a noticiar que O Astro tinha sido feita de encomenda para concorrer com O Profeta, com temas semelhantes.
Retomava o misticismo de outras tramas de Ivani, como em O terceiro pecado, Os estranhos e A viagem.
O personagem Daniel, um dos mais marcantes da carreira de Carlos Augusto Strazzer (que, a exemplo da autora, também era um adepto da doutrina do espiritismo), foi usado como referência para muitos outros paranormais da televisão.
Quando Ivani começou a escrever O profeta, Strazzer estava no ar na telenovela Éramos seis, na qual interpretava Carlos, o filho mais velho da protagonista Dona Lola (Nicette Bruno). A emissora comunicou aos autores de Éramos Seis, Sílvio de Abreu e Rubens Ewald Filho, que precisavam de Strazzer ou Carlos Alberto Riccelli (que vivia Alfredo, irmão de Carlos) para protagonizar O profeta. Assim, os autores mataram Carlos na história, a exemplo do que ocorria no romance original que inspirou a novela, e liberaram o ator.
A telenovela contou com a participação do então arcebispo de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, fato celebrado à época como um grande acontecimento. Além dele, também contou com representantes de outras religiões, como o médium espírita Chico Xavier.
A apresentadora Hebe Camargo também teve uma participação especial na telenovela, recebendo o protagonista em seu programa.
O profeta foi reapresentada pela TV Tupi no horário nobre, em 1980, e ganhou uma nova versão em 2006 agora pela Tv Globo,com texto adaptado por Thelma Guedes e Duca Rachid, e supervisionado por Walcyr Carrasco.


Trilha Sonora Nacional


Quem Dá Mais - Antônio Marcos (tema geral)
Canto de Meditação - Ana Mazzotti
Gosto de Sal - Neuber
Terreiro dos Orixás - Luiza Maura
Eu Preciso Muito de Alguém - Luiz Antônio
Meu Deus, o Que Se Passa Comigo? - Paulo Roberto
Eu Vim Pra Ficar - Wildner
Jura Secreta - Simone (tema de Carola)
Então Eu Voltarei - Wildner
Boa Noite, Morte - Carlinhos Vergueiro
Tempo Perdido - Flávio Carvalho
Coisas Bobas - Eliane de Grammont
Lá Vem o Trem - Agepê
Quero Ter Você - Márcio Prado


Trilha Sonora Internacional


O Profeta - Briamonte and Jet Music Band (tema de abertura)
Nature Boy - George Benson (tema de Daniel)
Trouble Maker - Roberta Kelly (tema de Tony)
Yes Sir, I Can Boogie - Mary McCann (tema de Mariúcha)
My World (Keeps Getting Smaller Everyday) - Koffee N' Kreme (tema de Carola)
Everything You Are - Dennis East (tema de Sônia e Daniel)
Face To Face - Nevil (tema de Tony e Mariúcha)
Everything Happens For a Reason - The Floaters (tema de Teresa)
Keep Moving Right On - Tony Pacino
Trying - Maria Thereza (tema de Ruth)
Non Si Puó Morire Dentro - Lucio Guccini (tema de Ester)
Air Love - Lena Zavaroni
Feels Like The First Time - Foreigner
I'm Just a Man - Kramer (tema de João Henrique)

Último episódio de “O Mistério da Ilha” (Harper’s Island) bate recorde de audiência e garante a vice-liderança no horário nobre

O último episódio de “O Mistério da Ilha” (Harper’s Island), que foi ao ar nesta quarta-feira, 30 de setembro, bateu recorde de audiência na sua média diária. Exibido no horário nobre, das 21h09 às 21h54, a série marcou média de 10,46 pontos (picos de 13), contra 8 da terceira colocada e 38 da primeira. No confronto direto com “Bela, a Feia”, da terceira colocada, exibida durante toda a série, o SBT marcou 10 pontos contra 8 da novela. Hoje estreia “Sobrenatural” (Supernatural), a partir da primeira temporada, às 21h15.

Veja abaixo a evolução dia a dia de “O Mistério da Ilha” (Harper’s Island) desde a estreia, em 14/09:


Data – Dia – SBT – Record
14/09 – Segunda – 5,59 – 7,86
15/09 – Terça – 7,35 – 7,81
16/09 – Quarta – 7,05 – 7,99
17/09 – Quinta – 6,64 – 7,47
18/09 – Sexta – 6,45 – 7,00
21/09 – Segunda – 6,32 – 7,22
22/09 – Terça – 6,91 – 6,17
23/09 – Quarta – 7,68 – 7,20
24/09 – Quinta – 7,84 – 6,63
25/09 – Sexta – 7,82 – 6,36
28/09 – Segunda – 8,25 – 8,24
29/09 – Terça – 10,02 – 6,39
30/09 – Quarta – 10,46 – 7,94


Fonte: Ibope MW / Grande São Paulo